quarta-feira, 1 de julho de 2009

" O mundo sem a Moda, seria cinza e triste... "

Pesquisas para o nosso trabalho do curso de Moda da Universidade Santa Cecília. Santos/SP - 2009.


História da Nike.
(by Suzane Ribeiro and André Righini)

A Nike foi fundada em 1972 por Phil Knight (corredor de meia distância) e Bill Bowerman (treinador de corrida da Universidade de Oregon). Hoje a NIKE, Inc., com sede em Beaverton, Oregon, é a líder mundial no desenvolvimento e comercialização de calçados, vestuário,acessórios e equipamentos esportivos autênticos para uma ampla variedade de esportes e atividades de condicionamento físico. A empresa tem cerca de 23.300 funcionários no mundo. Já no Brasil, a Nike iniciou suas operações em 1º de junho de 1999 e conta com cerca de 120 funcionários divididos em 3 escritórios em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Novo Hamburgo. Além disso, a Nike gera milhares de empregos através de suas fábricas subcontratadas. São cerca de 600 mil empregados subcontratados que trabalham em aproximadamente 800 fábricas em mais de 50 países. No Brasil são cerca de 5.000 empregos diretos na fabricação de produtos Nike.
No ano 2000 a Nike já fechou o seu primeiro ano de parceria com a Corpore. A parceria já rendeu benefícios para a própria empresa principalmente na exposição de seus produtos.
A parceria com a Corpore proporciona oportunidades para divulgar os produtos e iniciativas junto aos corredores. Hoje a Nike oferece uma linha completa de produtos para corredores - tênis desenvolvidos para os diferentes perfis de acordo com pisada e objetivo (treinamento, competição), vestuário com tecnologias como Dri-FIT e Nike Sphere, meias especificamente desenvolvidas para corrida e relógios e monitores cardíacos também especialmente desenvolvidos para os corredores. Em meados da década de setenta a sociedade americana estava descobrindo a atividade física como uma fonte segura de saúde e longevidade. Sensível a essa nova percepção, a Nike investiu numa propaganda agressiva, voltada para o atleta comum, aquele que malha todos os dias para ficar em forma. É claro, imitou as concorrentes Adidas e Puma, associando sua marca a grandes atletas também.
O resultado não poderia ser melhor:
A Nike tornou-se a maior empresa de materiais esportivos do planeta.

Estilo de vida e comportamento

Não se pode falar de marca como estilo de vida sem se falar do fenômeno da Nike. Todo mundo sabe que a Nike construiu sua imagem de superação de objetivos, do poder da força de vontade humana, do "Just do it", através de sua ligação com grandes nomes do esporte, como Michael Jordan. Mas poucas pessoas sabem que a empresa utiliza também cool hunters, ou consultores que vivenciam o dia-a-dia de comunidades que ditam a moda adolescente (no caso americano as comunidades negras), procurando por fórmulas para duplicar seu espírito de independência e vanguarda na sua comunicação. A idéia é chegar ao ponto onde a Nike seja mais que uma empresa, passando a ser uma filosofia de vida. Não há dúvida que a empresa foi tremendamente bem-sucedida, chegando ao ponto de um consumidor tatuar seu logo (o famoso swoosh) próximo ao umbigo, para que lembrasse de manhã no chuveiro que deveria seguir a filosofia just do it durante o dia.

A Nike é uma das marcas esportivas que os jovens de 15 a 19 anos mais confiam, diz a nova pesquisa elaborada pelo IBOPE Inteligência e a Troiano Consultoria de Marca. O levantamento inaugura o Índice de Confiança em Marcas (ICM), que mede o grau de confiança segundo a média entre os quesitos produto, distribuição, preço, comunicação, atendimento e marca alcançada (em uma escala que vai de 0 a 100 pontos) entre este público. O índice pretende atender uma demanda de mercado por uma pesquisa que utilize a mesma linguagem que os executivos de Marketing usam em um projeto de investigação da confiança que marcas desempenham.

No que se refere ao hábito de comportamento dos jovens, a internet desponta como principal fonte de informação para compra de materiais esportivos. A opinião de outros consumidores é levada em conta, já que cinco entre as nove fontes de informação citadas baseiam-se em análise de terceiro (opinião de outros consumidores - 61% - e comentários de consumidores em sites de lojas - 58% -, em portais comparadores de preço - 50% -, em redes sociais como o Orkut - 45% - e em blogs - 42%). Mas o local mais citado para busca de informação é o site corporativo, com 66% de menção.

É na internet também onde este consumidor pode ser mais encontrado, com 44% afirmando freqüentar portais e 16% redes sociais. A TV aberta é citada por 20% dos entrevistados, enquanto que TV paga e SMS estão em últimos lugares com 8% e 7% respectivamente. Já o computador é o objeto mais citado quando perguntados sobre o que gostariam de levar para uma ilha deserta.

Avaliando o relacionamento dos jovens com o mundo dos esportes, a pesquisa apontou que apenas um em cada dez jovens pesquisados não pratica esporte. Entre as modalidades mais praticadas pelos garotos estão o Futebol (52%), Futsal (39%) e a Caminhada (35%), enquanto que para as garotas a Caminhada é a preferida, com 54%, seguida por Dança (30%) e Natação (27%). A duração reservada para a prática é de uma a duas horas por dia para 59% dos entrevistados.

Segmentação:
NIKE e o Público segmentado

Na tentativa da marca ficar mais fashion para aqueles que não praticam esportes e não são influenciados pelos astros do mundo esportivo, a Nike está patrocinando algumas peças de artistas famosos de Los Angeles, como por exemplo: os brasileiros G
ustavo e Otávio Pandolfo. E também o Mr. Cartoon, tatuador de astros do hip-hop e rappers que chegaram a criar uma linha própria de calçados que é referência para esse público em L.A.

Nike Lança Tênis para Hip-Hop

São raros os tênis feitos, especialmente para mulheres, más após pesquisas, a Nike lança nos E.U um sneaker dedica
do às dançarinas de Hip-Hop, a Nike Women's Air Troupe Mid. Bailarinos de break possuem características que nunca haviam sido consideradas no desenvolvimento de novos sneakers, portanto, o modelo é feito de couro leve e flexível, sola de borracha antiderrapante e um calcanhar parcialmente aberto para proporcionar total liberdade de movimentação. O tênis oferece toda resistência para suportar passos de dança que costumam causar alto desgaste no calçado, como aqueles que incluem viradas de 360°, deslizes e arrasta pés.

Prova de que a Nike se preocupa com os bailarinos/praticantes de Hip-Hop, foi o lançamento do novo modelo da marca: a Nike Air Troupe Mid, os primeitos sneakers da marca desenvolvidos para os praticantes de hip-hop. Várias pesquisas da Nike nos últimos anos provaram que os bailarinos de breakdance/Freestyle, etc, possuem características atléticas que nunca tinham sido consideradas no desenvolvimento de novos tênis. Uma vez que o modelo mais usado por este público é o Dunk, a Nike inspirou-se neste para criar o Air Troupe Mid.

Abaixo - Dançarinas de Hip-Hop usando o:
Nike Women's Air Troupe Mid